Contador: você precisa de um?

Todos entendemos que a contabilidade é uma fonte de informações indispensável para que qualquer empresa possa crescer de forma segura. Os registros contábeis é que fornecem os dados sobre a situação da empresa.  Assim, um contador é tão necessário quanto em qualquer outro lugar ou região.

Hoje, a figura do contador  é mais voltada para o atendimento de sua clientela, mantendo um contato mais pessoal e estreitando os laços, gerando mais confiança para oferecer a visão estratégica do negócio. Mais do que nunca, o relacionamento entre o contador e a empresa é uma parceria.

O próprio Sebrae, através de suas pesquisas, tem constatado que os serviços de um contador estão entre os mais procurados em todas as regiões brasileiras. Segundo a entidade, é o segundo serviço mais importante, ficando atrás apenas de profissionais de marketing.

É importante também notar que pelo menos metade das empresas encerram suas atividades com até dois anos de funcionamento, segundo informações do próprio Sebrae, e essa é uma situação que pode ser evitada com a contratação de um contador.

Verifica-se que as principais causas para o fechamento das empresas é a falta de capital de giro e os problemas financeiros, condições que podem ser melhoradas através dos conhecimentos de um contador. Entre outras coisas, o contador pode fazer um planejamento financeiro, medindo o retorno do capital investido e impedindo que a empresa encerre as atividades.

Contador: um papel cada vez mais importante

O contador é o profissional que deve acompanhar a empresa desde sua constituição, acompanhando os registros legais e providenciando a regularização da documentação nos órgãos públicos.

Além disso, o contador também é o profissional que pode definir o regime tributário mais adequado para a empresa, através de um planejamento tributário que pode trazer uma grande economia na apuração e no recolhimento dos impostos.

Ao empresário cabe a principal função dentro da empresa, ou seja, conduzir suas atividades de forma a conseguir a lucratividade necessária para que ela possa continuar com suas atividades.

Ao contador no MS cabe fazer o acompanhamento de todas as transações financeiras, orientando o empresário sobre as melhores decisões com relação à sua estrutura e ao que possui de capital para investimentos e para seu crescimento.

Hoje a contabilidade deve ser orientada para a gestão empresarial, oferecendo ao empresário todos os dados para que possa fazer a projeção de seus resultados partindo de metas e objetivos.

Não há mais como desprezar as informações e avaliações contábeis, já que se trata de uma exigência do mercado. A experiência e o conhecimento do contador são de grande utilidade em qualquer momento.

Condições que o contador pode solucionar

Entre os principais problemas que o contador pode solucionar para a empresa estão a carga tributária e o planejamento financeiro. Com a organização de sua agenda de compromissos, o empresário poderá movimentar seu capital de giro com mais tranquilidade.

Com o apoio de um contador, o empresário terá mais tempo para administrar o seu empreendimento, inclusive com relação ao seu capital humano, que deve estar preparado para todas as atividades essenciais para o desenvolvimento do negócio.

O empresário não conhece a fundo todas as obrigações acessórias exigidas da empresa, como os prazos de apresentação de documentos e de recolhimento de impostos. Essas obrigações são cada vez mais complexas e, para isso, o contador sempre está atento, já que se trata de uma de suas principais obrigações.

Mantendo em dia todas as obrigações legais e acessórias através de um contador competente, o empresário pode trabalhar com mais segurança, tendo em mãos uma previsão de custos, de encargos financeiros e tributários e de indicadores regulares para diagnosticar a situação da empresa.

Com a confecção de balancetes mensais ou em períodos determinados, a empresa terá melhores condições de se desenvolver e se manter no mercado. É através do contador e da contabilidade que o empresário terá o melhor direcionamento, encontrando seu lugar entre os concorrentes e podendo suplantar as condições por eles oferecida.

Leve a contabilidade da sua empresa a outro nível.

Solicite um orçamento da 3C Contabilidade

Envie um WhatsApp Ou Ligue para nós

Leve a contabilidade da sua empresa a outro nível.

Solicite um orçamento da 3C Contabilidade

Envie um WhatsApp 67 3422-0717

Deixe uma resposta